quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Aldeia Tupinambá de Olivença convida Todos os índios e apoiadores do movimento para a XIX caminhada.

Acuípe 11 de setembro de 2019


Aldeia Tupinambá de Olivença convida Todos os índios e apoiadores do movimento para a XIX caminhada, em memória dos Mártires  do Massacre do Rio Cururupe 29 de setembro de 2019.


A praia do Cururupe, extremo sul da Bahia da terra Indígena Tupinambá de Olivença, foi cenário da sangrenta Batalha dos nadadores, comandada por Mem de Sá, em 1559. Segundo relato do próprio Governador- geral, quando dispostos ao longo da praia, "tomavam os corpos ( dos índios assassinados ) perto de uma légua"  ( Apud João da Silva Campos. 2006 [ 1947 ]. Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, Editus, p. 186 ).
Em 30 de Setembro de 2001 os Indígenas Realizaram a Primeira Caminhada em Memória dos Mártires do Cururupe, recordando tanto o massacre levado a cabo a Men de Sá no século XVI, quanto as ações do indígena Marcelino José Alves e de seus companheiros que, nas décadas  de 1920 e 1930 lutaram contra a penetração dos não-índios  e invasores na terra Indígenas Tupinambá de Olivença. Estaremos no dia 29 de Setembro de 2019 pra nossa XIX Caminhada indígena do povo Tupinambá de Olivença em memoria dos nossos antepassados que se foram lutando pela defesa do seu território e direitos.

Kaluanã  Tupinambá.





Colaborador: Alinoel Souza 











Nenhum comentário:

Postar um comentário