segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Índios Tupinambá de Olivença são ameaçados de morte na comunidade do Acuípe de Baixo em Ilhéus no Sul da Bahia.




Acuípe 30 de setembro de 2019


Índios Tupinambá de Olivença são ameaçados de morte na comunidade do Acuípe de Baixo em Ilhéus no Sul da Bahia.



Todos os índios da comunidade do Acuípe de Baixo vem sendo ameaçado diariamente por não índio que se empossou das terras que esta dentro do processo de limites de demarcação do território indígena Tupinambá de Olivença, a referida Aldeia Tupã é uma retomada de 10 anos, que encontra-se em  momento delicado de  insegurança para as as  17 famílias que esta em risco de vida, entre elas são. Crianças, mulheres grávidas, ancião e estudantes, portanto esse indivíduo que esta ameaçando a população indígena já foi agregado casado com uma índia por poucos tempos, e assim expulsando a sua companheira indígena para fora de sua residência causando conflitos e assim colocando-a mais não índios na aldeia Tupã e amedrontando os índios com arma de fogo, logo abaixo vocês vão ver nas imagens a seguir, pessoas não índio com arma de fogo de alto calibre (RIFLE) ameaçando todos os índios que ali se encontra, por tanto  a Funai e o ministério Público Federal esta sendo comunicado sobre o conflito aqui na região Sul da Bahia e que as medidas cabíveis estão sendo tomadas pelo poder público Federal.
IMAGEM CEDIDA PELA COMUNIDADE INDÍGENA

NA IMAGEM ACIMA RAPAZ COM UM RIFLE NA MÃO








IMAGENS CEDIDAS PELA COMUNIDADE TUPINAMBÁ


Acuipe Notícia fazendo parte da sociedade! 

sábado, 14 de setembro de 2019

Carro atropela Índio na BA 001 em frente ao Condomínio Águas de Olivença por excesso de velocidade.

Acuípe de Cima 14 de Setembro de 2019

Notícia Quente !


Agora há pouco por voltas das 19:30 na noite de sábado 14 de setembro de 2019 na BA 001 que liga  Ilhéus/ Una, Condomínio Águas de Olivença. , local que já vem acontecendo vários acidentes com vítima e neste momento acontece um trágico acidente carro com excesso de velocidade de placa PLH- 6686 da Cidade de Canavieiras- Ba  Fiat toro na cor branca atropela um indígena levando a vítima a óbito no local. A comunidade Indígena de Águas de Olivença já á tempos reivindicando aos órgãos públicos um quebra mola para essa parte da rodovia e ate então não tivemos nenhum resultado e nesse momento toda a comunidade indígena está nesse local, tocando fogo na pista e impedindo o acesso de transporte até a prefeitura da um esclarecimento da responsabilidade dos mesmos.








Postado por: Alinoel Souza

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Selo Indígena é aprovado na Bahia, Litoral Sul

Acuípe de Cima 13 de Setembro de 2019




A associação Indígena Tupinambá do Acuípe de Cima AITAC, no Sul da Bahia ativa desde 13/04/2013 vem se destacando a cada ano, faz parte do Projeto Bahia Produtiva em parceria com  Companhia de desenvolvimento e Ação Regional CAR e também faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos PAA, ela é localizada em Território Indígena em Ilhéus na comunidade do Acuípe de Cima, ganhadora de dois projetos, trazendo desenvolvimentos e infraestrutura  para a agricultura familiar Indígena.

 O que é apicultura é a criação de abelhas para a produção de mel, cera e polém para fins produção de mel, própolis, geléia real, polém e veneno. Aqui estão o manejo e limpeza do apiário onde o produtor direciona suas atividades quinzenalmente  mantendo a higienização e equipamentos necessário para capturar a abelha rainha para distribuir em outras caixas e multiplicando a criação de novos enxames e contando com a preservação do meio ambiente sem desmatamento, plantando mais árvores frutíferas e mantendo a flora para ter uma boa produção de colméias, e em muitos casos é indicada a suplementação com diferentes alimentos ( farelo de soja , farinha láctea e farelo de polpa de citrus. O principal alimento nas mesas das famílias hoje em dia é a geléia real deixando a vida mais saudável abelha não faz mal faz mel!    
 O  programa de Aquisição e Alimentos (PAA) criados pelo artigo 19 da lei nº10.696, de 02 de Julho de 2003, possui das suas finalidades básicas: Promover o acesso a alimentação e incentivar a agricultura familiar, para o alcance dos seus objetivos, o programa compra os alimentos produzidos pela agricultura familiar com dispensa de licitação e os destina para as pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e aquelas atendidas pelas rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. O PAA também contribuí com a constituição de estoques públicos de alimentos produzidos por agricultores familiares e para a formação de estoques pela organizações da agricultura familiar, alem disso o programa promove o abastecimento alimentar por meios de compras governamentais de alimentos; fortalece circuítos locais e regionais e redes de comercialização locais; valoriza a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos; incentiva hábitos alimentares  saudáveis e estimula o cooperativismo e o associativismo.        Aqui mais umas das entregas do Programa de Aquisição e Alimentos PAA que abastece o AÇÃO TUPINAMBÁ em Olivença para as pessoas mais necessitadas e inscritos nos programas de baixa renda levando alimentos diversificados  de qualidades  e muita agilidade na entrega dos produtos.         
           
   A associação indígena Tupinambá do Acuípe do Cima AITAC que vinha a mais de dois anos lutando para ser reconhecida ou certificada com uns dos seus maravilhosos produtos plantados e colhidos diretamente aqui na terra Indígena Tupinambá de Olivença,  também umas das metas e conquista de um povo de resistência que sempre viveu de suas plantações e preservação ambiental mantendo a flora fortalecendo a fonte de vida das abelhas, sendo que o seu mel é riquíssimo em vitaminas e seus derivados servem para remédios como, xarope, limpeza de pele e etc.   e agora reconhecido  no Sul da Bahia que  é a primeira Comunidade a receber o Selo Indígena na Bahia, que certifica  o produto cultivado ou coletado numa terra indígena ou por um indígena participante do Programa Nacional  de fortalecimento da agricultura familiar ( SENAF ) agora só estamos no aguardo dos selos de cada produto cultivado pela  agricultura familiar por em quanto esta autorizado o selo  mel e cultura e as hortaliças atribuindo os conhecimentos de plantações de como é a cultura de plantar e colher e saber identificar cada produto de cultivo plantado em sua roça. 

A direção, beneficiário  e associados estão muitos felizes com essa conquista já comemorando com as grandes colheitas hortaliças em sua comunidade!





Colaborador: Alinoel Souza

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Aldeia Tupinambá de Olivença convida Todos os índios e apoiadores do movimento para a XIX caminhada.

Acuípe 11 de setembro de 2019


Aldeia Tupinambá de Olivença convida Todos os índios e apoiadores do movimento para a XIX caminhada, em memória dos Mártires  do Massacre do Rio Cururupe 29 de setembro de 2019.


A praia do Cururupe, extremo sul da Bahia da terra Indígena Tupinambá de Olivença, foi cenário da sangrenta Batalha dos nadadores, comandada por Mem de Sá, em 1559. Segundo relato do próprio Governador- geral, quando dispostos ao longo da praia, "tomavam os corpos ( dos índios assassinados ) perto de uma légua"  ( Apud João da Silva Campos. 2006 [ 1947 ]. Crônica da Capitania de São Jorge dos Ilhéus, Editus, p. 186 ).
Em 30 de Setembro de 2001 os Indígenas Realizaram a Primeira Caminhada em Memória dos Mártires do Cururupe, recordando tanto o massacre levado a cabo a Men de Sá no século XVI, quanto as ações do indígena Marcelino José Alves e de seus companheiros que, nas décadas  de 1920 e 1930 lutaram contra a penetração dos não-índios  e invasores na terra Indígenas Tupinambá de Olivença. Estaremos no dia 29 de Setembro de 2019 pra nossa XIX Caminhada indígena do povo Tupinambá de Olivença em memoria dos nossos antepassados que se foram lutando pela defesa do seu território e direitos.

Kaluanã  Tupinambá.





Colaborador: Alinoel Souza